domingo, 10 de outubro de 2021

Responsabilidade civil


A responsabilidade civil é o dever ou a obrigação de reparar o dano causado a outrem e aplica-se aos contratos. Em geral, tem caráter patrimonial, não criminal. A responsabilização civil de uma pessoa tem, além do caráter punitivo, cunho reparador.

 

O Arts. 186 e 187 do Código Civil (CC) dispõem sobre atos ilícitos, que causam danos a outrem e os quais podem ocorrer por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, inclusive no exercício de um direito pelo seu titular. 

...................................

Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

...................................

Exemplos:

- Condômino que deixa as torneiras abertas, penalizando os demais condôminos de uma edificação;

- Contrato de aluguel, em que quem aluga o imóvel tem o dever de sua manutenção e não o faz.

...................................

São elementos da responsabilidade civil:

- Conduta humana;

- Dano produzido;

- Nexo de causalidade;

- Culpa, ou seja, responsabilização associada à responsabilidade subjetiva; e,

- Risco, ou seja, a possibilidade de lesar outrem, associada à responsabilidade objetiva.

Para que exista responsabilidade civil, é preciso restar claro o nexo de causalidade entre a conduta e o dano: a conduta deve ser, de forma inequívoca, a causa do dano.

Independentemente de culpa, a reparação do ano por ato ilícito deve ser feita quando o comportamento implicar risco para outrem, conforme determina o Art. 927 do CC.

...................................

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

...................................

Ao mesmo tempo, o CC estabelece, no Art. 188, excludentes de ilicitude: os atos praticados em legítima defesa ou no exercício de um direito reconhecido, bem como a deterioração ou destruição da coisa alheia ou lesão a pessoa, se o propósito for o de remover perigo eminente (não se devendo exceder os limites do indispensável para isso):

...................................

Art. 188. Não constituem atos ilícitos:

I - os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido;

II - a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente.

Parágrafo único. No caso do inciso II, o ato será legítimo somente quando as circunstâncias o tornarem absolutamente necessário, não excedendo os limites do indispensável para a remoção do perigo.

...................................

Note-se a dicotomia entre culpa e risco, pois, conforme o nível de risco – o perigo iminente citado no Art. 188, II versus outros riscos não qualificáveis como tal –, o ato praticado será lícito ou não.

A responsabilidade civil pode ser contratual, associada a um contrato, ou extracontratual (também tratada como aquiliana), que emerge a partir do descumprimento de um dever legal. Quando associada a contrato, pode ser responsabilidade pré-contratual, contratual ou pós-contratual.


Para mais referências sobre Direito Civil - Contratos, veja indicações aqui, ao final.